quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

COMO ESTUDAR PARA CONCURSOS PÚBLICOS QUE EXIGEM CONHECIMENTO DE LEGISLAÇÃO OU DIREITO? PROFESSOR LENILDO MÁRCIO DA SILVA



Senhores, Senhoras, Senhoritas:

A primeira regra é fundamental, seguir o edital. Conhecer o edital em detalhes é fundamental não apenas para a sua preparação, mas, principalmente, para a sua sensação de conforto e segurança durante a realização da prova. Saber o horário disponível para realização das questões, a banca que realizará o concurso, qual o tipo de caneta que deve levar para marcar o cartão de respostas, tudo isso, entre outros detalhes, dará a você a confiança de que sabe o que está fazendo, e que realmente está preparado para o que der e vier.

A segunda regra também é essencial, estudar resolvendo questões de provas anteriores da banca realizadora do concurso. Não perca seu tempo estudando apenas a lei seca, a menos que o concurso exija o básico do básico de conhecimento de legislação, ou apenas teoria, imaginando que a doutrina irá auxiliá-lo a livrar-se de eventuais "pegadinhas".

A sua preparação deve coadunar o conhecimento de legislação com a capacidade de raciocínio prático acerca dos casos apresentados nas questões. Não basta apenas conhecer a legislação, é necessário saber aplicá-la aos casos concretos.

Resolvendo as questões dos concursos anteriores, você não só ganhará conhecimento técnico necessário para obter a sua aprovação, mas, principalmente, adquirirá conhecimento acerca do raciocínio e entendimento da banca,e, acredite, isso é indispensável.

Entre as grandes bancas realizadoras de concursos existem, nas mais variadas disciplinas, as mais variadas discordâncias relativas ao entendimento de determinados assuntos, principalmente em relação às disciplinas jurídicas.

Através da resolução das questões anteriores você irá conhecer o que cada banca pensa sobre cada assunto, e saberá como responder de forma adequada, de acordo com a banca que esteja realizando o concurso ao qual você está se submetendo.

Note bem, não adianta apenas resolver as questões por resolver, você tem que entendê-las. Não basta apenas saber qual a alternativa correta, é necessário saber também porque as outras alternativas estão incorretas. Analise cada alternativa, cada afirmação, entenda-as, e o seu conhecimento será sólido e seguro acerca da matéria estudada.

Finalmente, a regra de ouro: ESTUDE, E ESTUDE SEMPRE.

Desenvolva um cronograma de estudos, regular e constante, de acordo com a sua disponibilidade. Um mínimo de 04(quatro) horas diárias. A sua preparação para o concurso é tal qual uma preparação para uma luta: Se não desenvolver as habilidades e aptidões necessárias, você será derrotado.

Então estude, todos os dias, com pausas, para que a sua mente possa absorver o conteúdo estudado.

Não adianta sobrecarregar seu cérebro com informações, provenientes de exaustivas horas de estudo, se você não tiver condições de utilizá-las de forma adequada.

Não consegue estudar quatro horas por dia? Então estude três, duas, uma hora, que seja, mas estude. Talvez sua caminhada rumo ao seu objetivo demore um pouco mais, mas o importante é que você chegue ao final de sua caminhada com o seu objetivo conquistado.

Jamais esmoreça de seus sonhos, de seus objetivos, pois o tempo passa, sempre, de qualquer forma.

E lembre-se do mantra que deve sempre orientar sua jornada: CONCURSEIRO NÃO ESTUDA PARA PASSAR, CONCURSEIRO ESTUDA ATÉ PASSAR.


Nenhum comentário:

Postar um comentário